A chamada Era da Informação somada às mudanças ocasionadas pela globalização fez com que a dinâmica dos negócios mudasse rapidamente e a administração moderna exige a tomada de decisões rápidas e assertivas. Neste novo cenário, o uso de softwares de Business Intelligence oferece vários benefícios aos tomadores de decisão. Entre eles podemos destacar:
- Relatórios rápidos e precisos: os gestores podem usar modelos ou relatórios personalizados para monitorar KPIs usando uma variedade de fontes de dados, incluindo dados financeiros, operacionais e de vendas. Esses relatórios são gerados em tempo real e usam os dados mais relevantes para que as empresas possam agir rapidamente. A maioria dos relatórios inclui visualizações fáceis de ler, como gráficos e tabelas de dados. As informações do BI são interativas para que os usuários possam fazer análises com diferentes variáveis ou acessar informações com agilidade.
- Valiosas percepções de negócios: as empresas podem avaliar a produtividade, a receita e o sucesso geral dos funcionários, bem como o desempenho específico do departamento. Ele pode revelar pontos fortes e fracos, pois as ferramentas de BI ajudam as organizações a entender o que está funcionando e o que não está. Configurar alertas é fácil e pode ajudar a rastrear essas métricas e ajudar executivos ocupados a se manterem atualizados sobre os KPIs que mais importam para seus negócios.
- Análise competitiva: a capacidade de gerenciar e manipular uma grande quantidade de dados é uma vantagem competitiva em si. Além disso, o orçamento, o planejamento e a previsão são uma maneira incrivelmente poderosa de se manter à frente da concorrência, vai muito além da análise padrão e também é fácil de executar com software de BI. As empresas também podem acompanhar o desempenho de vendas e marketing de seus concorrentes e aprender a diferenciar produtos e serviços.
- Melhor qualidade de dados: os dados raramente são totalmente limpos e há muitas maneiras de as discrepâncias e imprecisões aparecerem – especialmente com um “banco de dados” hackeado. As empresas que se encarregam de coletar, atualizar e criar dados de qualidade são normalmente mais bem-sucedidas. Com o software de BI, as empresas podem agregar diferentes fontes de dados para uma imagem mais completa do que está acontecendo com seus negócios.
- Maior satisfação do cliente: o software de BI pode ajudar as empresas a compreender os comportamentos e padrões dos clientes. A maioria das empresas está recebendo feedback dos clientes em tempo real e essas informações podem ajudar as empresas a reter clientes e alcançar novos. Essas ferramentas também podem ajudar as empresas a identificar padrões de compra, o que ajuda os funcionários da experiência do cliente a antecipar as necessidades e oferecer um serviço melhor.
- Identificar tendências de mercado: Identificar novas oportunidades e construir uma estratégia com dados de suporte pode dar às empresas uma vantagem competitiva, impactar diretamente a lucratividade de longo prazo e dar o escopo completo do que está acontecendo. Os gestores podem aproveitar os dados do mercado externo com dados internos para detectar novas tendências de vendas, analisando os dados do cliente e as condições do mercado, bem como identificando problemas de negócios.
- Maior eficiência operacional: as ferramentas de BI unificam várias fontes de dados, o que ajuda na organização geral de uma empresa para que os gerentes e funcionários gastem menos tempo rastreando informações e possam se concentrar na produção de relatórios precisos e oportunos. Armados com informações atualizadas e precisas, os gestores podem se concentrar em seus objetivos de curto e longo prazo e analisar o impacto de suas decisões.
- Decisões aprimoradas e precisas: os concorrentes agem rapidamente e é importante que as empresas tomem decisões o mais rápido possível. A falha em problemas de precisão e velocidade pode levar à perda de clientes e receita. As organizações podem aproveitar os dados existentes para fornecer informações às partes interessadas certas no momento certo, otimizando o tempo de decisão.
- Aumento da receita: aumentar a receita é uma meta importante para qualquer negócio. Os dados das ferramentas de BI podem ajudar as empresas a fazer perguntas melhores sobre por que as coisas aconteceram, fazendo comparações em diferentes dimensões e identificando os pontos fracos das vendas. Quando as organizações estão ouvindo seus clientes, observando seus concorrentes e melhorando suas operações, é mais provável que a receita aumente.
- Maximização de margens: as margens de lucro são outra preocupação para a maioria das empresas. Felizmente, as ferramentas de BI podem analisar ineficiências e ajudar a expandir as margens. Os dados de vendas agregados ajudam as empresas a entender seus clientes e capacita as equipes de vendas a desenvolver melhores estratégias sobre onde os orçamentos devem ser gastos.
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