Quais são os sinais vitais de uma empresa? Você já se perguntou?

Na medicina, quando um médico deseja saber com certa urgência o estado clínico e o nível de risco de vida de um paciente, a primeira ação que será tomada por este profissional da saúde é medir seus sinais vitais. Como o próprio nome já diz! Sinais Vitais são medidas corporais básicas do ser humano que indicam se ele está bem, ou não.

Segundo a medicina, os principais sinais vitais do corpo humano são: temperatura, frequência respiratória, frequência cardíaca e pressão arterial.

Agora vamos trazer esta analogia para o mundo corporativo. Se pararmos para analisar, uma empresa é semelhante ao corpo humano, nela existem vários departamentos, com funções diferentes orientados a conduzir com equilíbrio a saúde econômica e financeira daquela organização.

Antes mesmo que eu entre no assunto, você já deve ter “matado a charada”: Uma empresa também possui seus sinais vitais que indicam se ela está com saúde econômica e financeira? BINGO, você acertou!!!

Tão complexo como o corpo humano, assim também o é uma empresa. Imagine o tanto de processos que ocorrem dentro de uma indústria: Comprar matéria prima, estocar, registrar na contabilidade, no financeiro, programar os pagamentos, autorizar os pagamentos, programar a produção, reservar materiais, apontar as baixas, a produção, organizar as os pedidos, as cargas e a logística, fazer a venda, programar a entrega, faturar, controlar os recebíveis, comprar novos equipamentos, contratar, treinar, demitir, lançar novos produtos, calcular os custos, formar o preço, melhorar a qualidade que é exigida pelo mercado, etc., enfim, poderíamos descrever uma lista interminável de operações que existe dentro de uma indústria.

Em meio a tudo isso, você gestor deve estar se perguntando: Como posso saber se minha empresa está bem? É difícil? Nem tanto. Para que isso seja possível você precisa ter um mínimo de instrumentação, organização e controle para saber se estes indicativos, ou melhor dizendo, estes sinais vitais estão apontando se a empresa está indo bem, sem tem tendência de passar por dificuldades futuras, ou já está numa situação complicada.

Caciano Roberto Zanella, diretor da Consultline
Caciano Roberto Zanella, diretor da Consultline

Indo direto ao ponto então. Quais são os sinais vitais mais importantes para serem monitorados em uma empresa:

1) Gerenciar as Vendas e o Faturamento dentro de um espaço de tempo de pelo menos 12 meses para entender o comportamento e a sazonalidade do seu negócio;

2) Monitorar a Margem de Contribuição gerada pela operação. Muitas decisões são tomadas a partir destes indicador;

3) Lucratividade. Uma empresa é constituída para gerar resultado, sem lucro ela não se sustenta e desaparece;

4) Liquidez. Acompanhar a evolução destes indicadores afim de não comprometer pagamentos além de sua capacidade de honrá-los.

5) Inadimplência. Tão importante quanto vender bem, é receber.

Analisar estes dados diariamente é essencial para a sobrevivência do seu negócio.

Quer saber como a Consultline faz para entregar estes dados de forma clara para os seus clientes e ainda traçar planos de crescimento para as empresas?

Entre em contato pelo nosso WhatsApp: (49) 99105-2224

Compartilhe