Business Intelligence (BI) na Gestão Comercial

Segundo o professor e consultor empresarial Carlos Caixeta, “Um dos fatores mais importantes da boa administração é a definição clara da estratégia empresarial. Líderes, gestores e equipes precisam saber exatamente como a empresa se formou e como está atualmente, onde quer chegar amanhã e como fará para alcançar seus objetivos”. E completa: “Um bom planejamento da execução, baseado na estratégia, define os indicadores e o detalhamento das ações que devem acontecer no curto, médio e longo prazo, para que a empresa esteja bem posicionada no mercado e gere os resultados desejados. Administrar bem é implementar ações de acordo com as estratégias definidas, gerenciando-as e buscando os recursos necessários para que os resultados sejam atingidos”.
A definição da estratégia cria um marco para a evolução progressiva da organização disponibilizando informações e dando o direcionamento necessário para que os gerentes possam definir seus objetivos de modo a contribuir para que sua organização permaneça competitiva.
Num passado não muito longínquo a boa avaliação das estratégias não era uma tarefa fácil, pois demandava muito tempo para se obter as informações adequadas, com a qualidade e no tempo necessário para poder fazer as análises e tomar as decisões em tempo hábil.
Mas, atualmente o levantamento e análise de dados pode ser realizado de forma eficiente e eficaz com ferramentas de Business Intelligence (BI) e com gerenciamento de inteligência de negócios adequado. Enquanto muitas empresas olham para o próximo grande acontecimento, capitalizam uma tendência, seguem um influenciador ou desenvolvem ideias inteiramente novas, aquelas que usam o gerenciamento de BI podem justificar rapidamente as decisões e ações baseadas em informações ágeis e seguras. Informações são o petróleo do futuro.
Claro, é fácil para qualquer empresa dizer: “Queremos aumentar a receita, reduzir os custos operacionais e melhorar os resultados”. Todas as empresas desejam mais receita, menos custos e melhorar seus resultados – mas de que forma e por quais meios? Esses objetivos amplos podem não se alinhar com a estratégia da empresa ou podem atrapalhar uma meta de curto prazo. É quando o gerenciamento de inteligência de negócios se torna ainda mais crucial para a estrutura geral e para o planejamento estratégico da empresa.
Hoje, mais do que nunca, é vital para qualquer organização usar o gerenciamento de inteligência de negócios para gerenciar suas estratégias, operações, desempenho de mercado e, então, promover as melhores práticas de negócios afim de melhorar seus resultados.
Você pode ouvir a inteligência de negócios frequentemente referida como análise de negócios ou análise de dados, mas a inteligência de negócios é muito mais profunda do que isso. Não é o processo de simplesmente avaliar os dados prontamente disponíveis, mas uma investigação profunda da tomada de decisões, estrutura de negócios e processos operacionais que ajudam a aumentar a eficiência e os resultados da empresa, além de proporcionar grande vantagem competitiva por ter maior conhecimento e gestão que seus concorrentes.
Se você ainda não analisou as opções disponíveis para gerenciamento de BI, considere fazê-lo. A adoção de uma assessoria em Business Intelligence permitirá que você gerencie seu negócio com clareza e objetividade. Ele fornecerá as informações necessárias para tomar decisões rápidas e seguras.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções de alta performance.

Consultline
Especialistas em GESTÃO
Especialistas em BUSINESS INTELLIGENCE

Compartilhe