𝐒𝐓𝐅 𝐝𝐞𝐜𝐢𝐝𝐞 𝐡𝐨𝐣𝐞 𝐪𝐮𝐞𝐦 𝐭ê𝐦 𝐝𝐢𝐫𝐞𝐢𝐭𝐨 à 𝐫𝐞𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐢çã𝐨 𝐫𝐞𝐭𝐫𝐨𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 (ú𝐥𝐭𝐢𝐦𝐨𝐬 𝟓 𝐚𝐧𝐨𝐬) 𝐝𝐨 𝐏𝐈𝐒 𝐞 𝐂𝐎𝐅𝐈𝐍𝐒 𝐭𝐫𝐢𝐛𝐮𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨 𝐈𝐂𝐌𝐒

O Julgamento dos embargos de declaração do tema 69, que deve acontecer hoje, decidirá, entre outras questões, se os empresários poderão receber de volta o que já recolheram a mais, nos últimos 5 anos, do PIS e do COFINS pagos sobre o valor do ICMS.

Assista ao vídeo e entenda mais sobre o tema.


A expectativa, semelhante ao que ocorreu em outros casos, é que os Ministros autorizem a restituição somente das empresas que protocolaram ações judicias de restituição, diminuindo o rombo tributário para o governo, que pode chegar à bilionária cifra de R$ 258,3 bilhões, segundo a própria RFB- Receita Federal do Brasil.

Se o Julgamento desses embargos começarem e terminarem hoje, não há mais o que se fazer, a não ser seguir a definição dada pela Suprema Corte, mas se o julgamento for prorrogado para mais uma seção em data futura, haverá mais um pequeno prazo, para você empresário que não buscou esse direito, entrar com o pedido judicial, resguardando o prazo prescricional de restituição.

Compartilhe